Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 21:20
67999851200
Covid-19 COVID 19

Secretaria de Saúde confirma 3 casos suspeitos da nova variante do coronavírus em MS

Análise laboratorial irá determinar se pacientes estão com mutação mais transmissível do vírus

17/02/2021 16h41
323
Por: Redacao Fonte: Gabriel Maymone / midiamax
Amostras de casos suspeitos para a variante do coronavírus em MS são analisadas em SP. (Foto: Reprodução)
Amostras de casos suspeitos para a variante do coronavírus em MS são analisadas em SP. (Foto: Reprodução)

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, confirmou que Mato Grosso do Sul registrou três casos suspeitos da nova variante do coronavírus (Covid-19). As amostras dos pacientes estão sob análise do IAL (Instituto Adolfo Lutz) em São Paulo.

“Tem investigação sim. Estamos seguindo as normativas do , mas até agora ainda não recebemos a confirmação”, explica Resende. Um laboratório em São Paulo faz a análise das amostras de MS. “Todas que tiverem alguma suspeita são encaminhadas para lá”, pontuou.

Em nota, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que as três amostras foram enviadas para sequenciamento e seguem em análise no laboratório de referência nacional. “Quando há algum caso suspeito com histórico de viagem a locais com circulação da nova variante ou casos com clínica e evolução diferenciadas, a área técnica e CIEVS estadual acionam o Lacen para envio de tais amostras para a referência”, pontuou o órgão.

Então, o  informa que a mutação do coronavírus atinge, além de  e São Paulo, os estados de Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina. E, segundo autoridades de saúde locais, há registros na  e houve um episódio autóctone registrado no .

Essa mutação, chamada de P.1., foi identificada primeiro em . É mais transmissível, embora não se tenha confirmação de que seja mais letal. Em São Paulo, estado vizinho de MS, já são 25 casos confirmados da variante brasileira.

 

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), três variantes do coronavírus estão se espalhando rapidamente por todo o mundo: B.1.1.7 (britânica), 501Y.V2 (sul-africana) e P.1. (brasileira).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 20h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 24° Máx. 34°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias