dengue
tv1
previdência

Qual é a idade de aposentadoria em outros países? Confira alguns

Na Dinamarca vai elevar idade para 68 anos em 2030

09/05/2019 18h37Atualizado há 5 meses
Por: Redacao
Fonte: consultoria financeira
2.224
FOTO DIVULGAÇÃO
FOTO DIVULGAÇÃO

Seguindo no assunto sobre a reforma da previdência, fomos perguntados sobre como é a aposentadoria em outros países. Listamos algumas das principais economias do mundo e alguns de nossos vizinhos. É importante fazer uma ressalva sobre a expectativa de vida no Brasil, algo que leva a muitos erros sobre como olhar este número.

 

Como a idade de aposentadoria é o ponto que mais chama a atenção na reforma, vamos focar nesse tópico agora. Em outra oportunidade, vamos tratar como o Brasil gasta com aposentadoria.

Expectativa de vida não é limite de vida

A expectativa de vida ao nascer é uma média feita para quem nasceu no ano de referência com base em inúmeros fatores, especialmente saúde (pré-natal, vacinação, saneamento básico) e violência urbana. Hoje, estima-se que um brasileiro ao nascer viverá até os 75,8 anos. Essa média esta bastante abaixo de países mais avançados e até mesmo que países em nosso continente.

Parte da explicação para essa disparidade é também motivo da diferença entre homens e mulheres. No Brasil, elas vivem em média pouco mais de 6 anos a mais que eles. Como o IBGE nota“a diferença nas expectativas de vida entre homens e mulheres reflete os altos níveis de mortalidade, principalmente de jovens, por causas violentas, que incidem diretamente na esperança de vida ao nascer da população masculina”.

Mas se basear na expectativa de vida ao nascer para determinar o quando se viverá quando chegar aos 65 anos é um erro. Ao longo da vida, os fatores que influenciam a longevidade mudam e afetam as estimativas. Para verificar o quanto em média se vive após chegar aos 65 anos deve-se usar a tábua de mortalidade publicada pelo IBGE.

De acordo com as estimativas mais recentes, o brasileiro que hoje chegar aos 65 anos viverá em média mais 18.5 anos ou até algo em torno dos 84 anos. Interessante notar que as mulheres ainda devem viver mais, mas a diferença cai pela metade para “somente” 3 anos a mais que os homens. Isso mostra como a violência urbana tem um peso importante na expectativa de vida ao nascer no Brasil.

Aposentadoria no resto do mundo

A idade de aposentadoria é maior para as principais economias. Porém algo que não é muito dito é que mesmo assim todas elas estão enfrentando problemas em seus sistemas por causa de uma população idosa cada vez mais maior. A média de idosos (acima dos 65 anos) nos países listados é de quase 20% da população total, enquanto no Brasil essa proporção é 7,6%.

Isso serve de alerta para todos nós: mesmo reformando a previdência pública, novos desafios surgirão. Mesmo em um cenário em que se reforme tudo que precise, o ideal é não contar com o dinheiro do INSS para se aposentar. Faça seu planejamento financeiro o quanto antes e tenha a disciplina para mantê-lo. O seu “eu” idoso irá agradecer muito.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Vicentina - MS
Atualizado às 23h47
26°
Muitas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 22°
27°

Sensação

4.9 km/h

Vento

47.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
telefome uteis
dourados agora
anuncie aqui
Municípios
Últimas notícias
donadela
Mais lidas
preto