Sexta, 16 de Abril de 2021 22:04
67999851200
geral Geral

Mato Grosso do Sul: Governo do Estado destina doses para atender profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19 em Dourados

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul destinou doses da vacina contra a Covid-19 para atender 1.264 servidores da segurança pública que atuam e...

03/04/2021 05h50
40
Por: REDAÇÃO Fonte: Secom Mato Grosso do Sul - Paulo Massaharu Yafusso
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul destinou doses da vacina contra a Covid-19 para atender 1.264 servidores da segurança pública que atuam em Dourados. A imunização desses profissionais inicia a partir deste sábado (03).

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, desde o início da pandemia, as forças de segurança pública têm sido empregadas no cumprimento das medidas de controle sanitário, no sentido de conter ações de disseminação da doença, dentre estas, a fiscalização de distanciamento social e de medidas restritivas e preventivas.

“Esses servidores têm sido, juntamente com os profissionais da Saúde, os maiores parceiros na luta contra a Covid-19. Através do apoio fundamental da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, eles têm nos ajudado nas barreiras, fiscalização dos decretos, na logística de recebimento e distribuição das vacinas, na montagem dos drives-thru nas principais cidades, além do apoio no translado de pacientes dentro e fora do Estado. Nesse sentido, posso afirmar que estão sendo o braço direito e o esquerdo da Secretaria de Saúde e dos municípios”, ressalta.

 

O diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, diz que a vacinação dos servidores da segurança é uma questão de reconhecimento e justiça. “É a reparação de um grande equívoco do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, tendo em vista que todas as forças de segurança, através dos seus decretos estaduais, estão sendo empregados na linha de frente da Covid-19, assim como os trabalhadores de saúde. Aqui em Mato Grosso do Sul, desde o primeiro momento estamos fazendo as barreiras sanitárias, atuando nos drives-thru, recepcionando, desde o início da pandemia, os brasileiros oriundos de outros países, além de fazer a distribuição dos imunizantes, ação que colocou Mato Grosso do Sul como o Estado mais eficiente na imunização da população”, destaca o coronel Fraiha, ressaltando a atuação na linha de frente do Disk Covid para agendamento e a destinação de 100% dos médicos do Corpo de Bombeiros para atender no Hospital Regional.

Em Dourados, o anúncio de vacinação aos profissionais dos órgãos de segurança foi visto como motivo de comemoração. Para o presidente do Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados (Coised), coronel Rodrigo Alex Potrich, da 9ª Companhia da Polícia Militar, os profissionais de segurança estão diretamente expostos à contaminação e merecem essa atenção do Estado.

“A vacinação dos profissionais de segurança pública é de suma importância, pois eles atuam na linha de frente, diretamente com a população e no atendimento direto das ocorrências, muitas delas em salvamento e socorro a vidas, no caso dos socorristas do Bombeiro Militar de Dourados. Por não se saber quem está ou não contaminando, todos estes profissionais estão expostos diretamente a contaminação”, explica.

O delegado titular do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil, Lupersio Degerone Lúcio, reforça que a vacinação entre os profissionais de segurança é de suma importância para se manter a ordem pública. “É absolutamente necessário que o policial seja vacinado, tendo em vista que está 24h por dia atuando no combate a pandemia, em contato direto com a população, assim como os profissionais de saúde. Nada mais justo do que receberem essa imunização”, reforça.

Vacinação

As doses distribuídas pelo Governo do Estado já chegaram nos municípios. Em Dourados, a imunização desses profissionais ocorrerá a partir deste sábado (03) em local a ser definido pela Prefeitura. O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, Edvan Marcelo, disse que o critério de vacinação estabelecido é o grau de risco de exposição do profissional.

Por essa razão, nesse primeiro momento, os servidores que atuam em contato direto com a população, receberão a primeira dose. Os demais serão imunizados conforme o cronograma do Programa Nacional de Imunização. “Houve um consenso com os comandantes de batalhões e eles fizeram levantamentos de profissionais que estão atuando na linha de frente, independentemente da idade”, destacou, observando que a secretaria vai organizar a vacinação mediante a lista nominal de cada corporação.

Serão vacinados servidores das seguintes instituições: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia, Agentes penitenciários estaduais (Agepen), Superintendência sócio educativa, Agentes penitenciários federais, Guardas Municipais, agentes de trânsito, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Ao todo deverão ser imunizados cerca de 15.000 servidores, a maioria, aproximadamente 12 mil, das forças estaduais.

Subsecretaria de Comunicação, Subcom

Foto do destaque: Edemir Rodrigues

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vicentina - MS
Atualizado às 22h46 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 31°

28° Sensação
17.4 km/h Vento
59.8% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias