Quarta, 23 de Junho de 2021 10:13
Covid-19 VACINA

Mato Grosso do Sul espera aval da Anvisa para importar 2 milhões de doses da Sputnik

Vacina russa contra covid irá agilizar imunização de grupos prioritários no Estado

20/04/2021 17h23
307
Por: REDAÇÃO Fonte: Gabriel Maymone / midiamax
Vacina russa Sputnik ainda precisa de aval da Anvisa para ser aplicada em MS - Reprodução
Vacina russa Sputnik ainda precisa de aval da Anvisa para ser aplicada em MS - Reprodução

Mato Grosso do Sul firmou acordo de compra de 2 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, que devem chegar ainda no 1º semestre do ano. A assinatura foi feita com o com o Fundo Russo de Investimento Diretopelo Consórcio Brasil Central formado por 7 estados - incluindo MS.

Conforme o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, a expectativa é acelerar a imunização na população de MS. "É uma possibilidade real a partir da aprovação da Anvisa [Agência de Vigilância Sanitária], desde que possamos usá-la nos nossos [e não incorporar ao PNI para ser distribuído aos estados]", declarou.

Assim, a expectativa é de que os imunizantes estejam disponíveis até o fim de junho e, segundo o secretário, devem ser utilizados para acelerar a imunização nos  grupos prioritários em MS. "Estamos na procura incessante e não vamos parar enquanto não tivermos vacinado 80% da população do Estado", afirmou.

Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia participam do grupo.

O que falta?

O maior entrave para a importação do imunizante é a aprovação da Anvisa. Na semana passada, o órgão emitiu nota técnica afirmando que os estudos foram insuficientes em demonstrar com clareza diversos aspectos que deveriam apresentar a capacidade da vacina de imunizar com segurança. 

Ainda consta que os resultados de eficácia, obtidos na fase 3 do estudo apresentado, não podem ser analisados sem a consideração sobre o alto potencial de ocorrência de vieses (fatores confundidores) no estudo. Ou seja, os ensaios clínicos foram mal projetados, conforme apontam os documentos recebidos pela Anvisa até o momento, o que dificulta comprovar a eficácia da vacina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vicentina - MS
Atualizado às 11h03 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 28°

24° Sensação
18.7 km/h Vento
55.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias