Sexta, 14 de Maio de 2021 03:48
67999851200
geral Mato Grosso do Sul

Deliberação Contran publicada nesta quarta prorroga prazos para realização de Exame Toxicológico

Os prazos para a realização do exame toxicológico periódico para condutores das categorias altas foram prorrogados pelo Contran (Conselho Nacional ...

28/04/2021 15h05
54
Por: REDAÇÃO Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os prazos para a realização do exame toxicológico periódico para condutores das categorias altas foram prorrogados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). De acordo com a Deliberação nº 222 publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU), os condutores habilitados nas categorias C, D e E terão novas datas escalonadas ao longo do ano de 2021. O novo calendário foi decidido por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A prorrogação de prazos do resultado para 25 dias, o adiamento das medidas de fiscalização a partir de 1º de julho de 2021 e dilatação do período para realização do exame, de acordo com a data da última emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), têm o objetivo de proporcionar mais tranquilidade ao motorista que precisa se adequar às Novas Regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Outra medida concedida foi a prorrogação para o início da fiscalização das Novas Regras do Exame Toxicológico Periódico, previsto a partir de 1° de julho de 2021.

De acordo com a deliberação, até que seja inserida a informação contendo o resultado da análise, o laboratório credenciado deverá inserir no Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação), no prazo máximo de 24 horas, a data e a hora da realização da coleta da amostra.

“O Contran decidiu pela prorrogação dos prazos para, assim, não gerar aglomeração ou a falta de insumos para realização do exame. Estamos sempre abertos a manter esse diálogo”, afirmou o ministro da Infraestrutura e presidente do Contran, Tarcísio Gomes de Freitas.

Para a diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab, é importante observar que, para efeito de início de fiscalização e configuração de infração ao Artigo 165-B (multa e suspensão do direito de dirigir), os prazos estabelecidos nessa Deliberação, aplicam-se, para quem conduz veículos que exijam categoria C, D ou E, sem a realização do exame periódico, independentemente se a validade da CNH está ou não prorrogada por conta da pandemia, conforme Resoluções publicadas para cada Estado.

Abaixo, a lista contendo os prazos para início das fiscalizações, de acordo com o período da emissão da última CNH, para que os motoristas se atentem à data limite para realização do toxicológico intermediário:


 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vicentina - MS
Atualizado às 04h29 - Fonte: Climatempo
15°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 23°

15° Sensação
13.8 km/h Vento
66.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Domingo (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias