Quarta, 23 de Junho de 2021 11:49
geral Mato Grosso do Sul

Com ultrafreezer, SES amplia armazenamento de vacinas contra COVID-19

A Secretaria de Estado de Saúde instalou nesta quarta-feira (12) o ultrafreezer emprestado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS),...

12/05/2021 12h55
63
Por: REDAÇÃO Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde instalou nesta quarta-feira (12) o ultrafreezer emprestado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com objetivo de armazenar as doses da vacina contra COVID-19 da Pfizer, que precisam ser armazenadas por longos períodos em baixas temperaturas.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que o Ultrafreezer é de extrema importância na continuidade do processo de imunização. “Diferente das outras vacinas que já estamos aplicando, a vacina da Pfizer necessita de condições especiais de armazenamento e o Ultrafreezer vai nos auxiliar na logística de armazenamento”, disse.

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), prof. Dr. Láercio Alves de Carvalho, ressaltou a importância da ajuda na universidade. “É motivo de orgulho para a UEMS poder contribuir com o aumento da capacidade de armazenamento das vacinas”, completou.

 O ultrafreezer foi instalado na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica e vai ajudar na ampliação da capacidade de armazenamento de imunizantes, possibilitando a elaboração de estratégias de distribuição da vacina da Pfizer aos municípios.

O Campus da UEMS em Aquidauana emprestou um Ultrafreezer ColdLab CL580-86 para a Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiologia para auxiliar no armazenamento por longos períodos do imunizante da Pfizer.

O Ultrafreezer tem capacidade de 583 litros e pode ser resfriado até a temperatura de -86 ºC.

Mato Grosso do Sul já recebeu dois lotes das vacinas da Pfizer totalizando 21.060 doses. O primeiro lote com 7.020 foi disponibilizado somente para Campo Grande. O segundo lote com 14.040 foi distribuído aos 79 municípios, com orientação para aplicação imediata da vacina.

Os frascos da vacina da Pfizer podem ser armazenados até 5 dias em temperatura de 2 a 8 graus, que é a temperatura dos freezers das salas de vacina dos  municípios.

As vacinas da Pfizer podem ser armazenadas até 15 dias em temperatura entre -15 e -35 graus e também podem ser armazenada durante seis meses em freezers com temperatura entre -65 e -90 graus.

Texto: Airton Raes

Foto: Airton Raes

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vicentina - MS
Atualizado às 12h45 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 28°

27° Sensação
19.4 km/h Vento
46.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias