Quarta, 23 de Junho de 2021 10:39
Esportes Esportes

Dupla pede dispensa do pré-olímpico de basquete e frustra técnico

Didi e Gui Santos priorizam NBA em detrimento da seleção brasileira

25/05/2021 16h25
76
Por: REDAÇÃO Fonte: EBC
© Sydney Kings/Orlando Bento/Arte/Agência Brasil
© Sydney Kings/Orlando Bento/Arte/Agência Brasil

Pré-convocados para defender o Brasil no Pré-Olímpico de basquete masculino, os alas Didi Louzada e Gui Santos pediram dispensa ao técnico da seleção, o croata Aleksandar Petrovic. Em postagem no Twitter, o treinador lamentou a ausência da dupla na competição, que será realizada em Split (Croácia) entre 29 de junho e 4 de julho.

Presentes na lista de 25 pré-convocados divulgada pelo técnico na última quarta-feira (19), os atletas justificaram os pedidos de dispensa por meio das respectivas assessorias de imprensa. Didi "terá que cumprir um planejamento de treinos com o New Orleans Pelicans [franquia que defende na NBA, que é a principal liga norte-americana de basquete] durante a offseason [período da temporada sem jogos]", conforme nota.

Gui Santos, por sua vez, embarca para os Estados Unidos nos próximos dias, onde será submetido a um período de treinos visando o draft, evento da NBA no qual as franquias da liga recrutam atletas de universidades norte-americanas e de diferentes países. Na temporada 2020/21 do Novo Basquete Brasil (NBB), o ala atuou pelo Minas Tênis Clube.

A competição na Croácia será a única oportunidade de classificação olímpica para o basquete brasileiro. A estreia, em 29 de junho, é contra a Tunísia. No dia seguinte, a seleção anfitriã será a adversária. Os comandados de Petrovic têm de ficar, pelo menos, na segunda posição do grupo para avançarem às semifinais, onde terão pela frente Rússia, Alemanha ou México. Somente o campeão do torneio em Split vai a Tóquio.

Dos agora 23 pré-convocados, 16 serão chamados em definitivo para o pré-olímpico. Segundo a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a lista final será divulgada "nas próximas semanas". A relação atual aposta em veteranos como o pivô Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers, da NBA), os alas Marquinhos (Flamengo) e Alex (Bauru) ou o armador Marcelinho Huertas (Tenerife, da Espanha), mas também jovens como os armadores Caio Pacheco (Murcia, da Espanha), Yago (Flamengo) e Georginho (São Paulo).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vicentina - MS
Atualizado às 11h24 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 28°

25° Sensação
18.7 km/h Vento
55.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias