Domingo, 01 de Agosto de 2021 11:00
Tempo & Clima tempo e clima

Massa de ar polar derruba temperatura e MS pode registrar 0ºC nesta semana

Frio começa a se intensificar na noite deste domingo (27) e temperatura caem ao longo dos dias

27/06/2021 15h43 Atualizada há 1 mês
565
Por: REDAÇÃO Fonte: Rafaela Moreira/ correio do estado

Os últimos dias de junho devem ser gelados em Mato Grosso do Sul com o mínimo de 0ºC na região sul do Estado, em razão de uma forte massa de ar de origem polar que avança sobre o Brasil.

Como essa massa de ar polar é continental e o centro dela está no Paraguai, muito próximo de Mato Grosso do Sul, ventos frios provocam queda acentuada de temperatura com risco de geada no Estado, especialmente na próxima terça (29) e quarta-feira (30 ), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Vinda do Paraguai, a massa de ar chega com ventos frios e provocam queda acentuada de temperatura com risco de geada. Em Ponta Porã, por exemplo, os termos devem marcar 0ºC na terça-feira (29), 1ºC na quarta-feira (30) e 4ºC na quinta-feira (31).

O Inmet orienta que quando a queda na temperatura for maior que 5ºC há risco à saúde, o aviso vai para todas as cidades do Estado a partir deste domingo (27).  

Durante uma semana, MS pode registrar mínima de 1ºC em alguns municípios, como Sete Quedas, Japorã e áreas próximas à fronteira com o Paraguai, na segunda (28) e terça-feira (29).

Últimas notícias

No centro do Estado, as primeiras notícias a partir de segunda-feira (28), mas em menor intensidade. Campo Grande deve registrar a mínima de 7 ° C e máxima de 14 ° C, enquanto na terça-feira a mínima será de 6ºC e a máxima de 15ºC. 

Ao longo da semana, Capital pode registrar queda ainda mais acentuada na temperatura e chegar a 3ºC a minima. Contudo, a partir de sexta-feira (2), o tempo deve começar novamente a esquentar gradualmente.

São esperados ventos de intensidade fraca a moderada com rajadas em todo Estado. Os índices de umidade do ar variam entre 20% a 40% ao longo da semana. O ideal é de 40% a 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, em tempo seco, as pessoas devem beber dois litros de água por dia, evitar atividades físicas entre 9h às 15h e colocar um balde de água no quarto para facilitar a respiração.

A duração dessa frente fria não será longa, segundo o Inmet, na sexta-feira (2), conforme necessário já subir em todo Mato Grosso do Sul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vicentina - MS
Atualizado às 11h47 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

21° Sensação
16.6 km/h Vento
31.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias