Nem a fome alheia freia a ganância de alguns. A Polícia Federal investiga fraudes na compra de alimentos destinados para o programa Fome Zero. Isso mesmo, o dinheiro para comprar comida para quem já vive uma vida miserável era alvo de corrupção, e com ajuda de agentes públicos.
Na manhã de hoje (9) a Polícia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União, deflagrou a Operação PESTICIDA, a qual investiga a ocorrência de fraudes no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos da Ação de Compra Direta da Agricultura Familiar com Doação Simultânea, oriundo o programa FOME ZERO do Governo Federal.
Segundo a Polícia, o programa busca ser um instrumento de políticas públicas de garantia de renda e de apoio à comercialização de alimentos produzidos pelos agricultores familiares, assentados e povos e comunidades tradicionais, ao passo em que oportuniza a aquisição dos produtos agrícolas por eles produzidos e a destinação a entidades de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar (creches, escolas, igrejas, dentre outras).
A PF apurou que os atos fraudulentos teriam ocorrido entre os anos de 2011 e 2016, com envolvimento de representantes de cooperativas ou associações sediadas nos municípios sul-mato-grossenses de Terenos, Bodoquena, Caracol, Jardim e servidores da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, além de representantes municipais do PAA em Corumbá/MS.
Para cometer os devidos os suspeitos cadastravam no programa produtores que desconheciam o fato ou lastreados em propriedades rurais que não tinham capacidade produtiva. Além disso, a polícia aponta que houve simulação na entrega de produtos às associações/cooperativas e delas para as entidades destinatárias dos alimentos, obtendo-se da CONAB a liberação de valores correspondentes à aquisição de produtos não entregues. O esquema contaria com a participação e conivência de agentes públicos.
Estão sendo cumpridos 05 Mandados de Busca e Apreensão em Campo Grande, Corumbá, Terenos, Bodoquena e Caracol, além da realização de oitivas simultâneas de 06 testemunhas. Também foram determinadas 09 ordens de afastamento de funções públicas de agentes da CONAB e do PAA em Corumbá. A ação conta com a participação de aproximadamente 70 Policiais federais.
Sensação
Vento
Umidade