tv1
dengue
DENGUE

Pesquisadores de MS, desenvolvem detergente que elimina as larvas do mosquito da dengue

Pesquisadores desenvolvem detergente que elimina as larvas do mosquito da dengue

03/02/2020 22h26Atualizado há 2 meses
Por: Redacao
Fonte: Dourados agora
2.188
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados, coordenados pela Professora Doutora Alexeia Barufatti, estão desenvolvendo um detergente feito à base do líquido da casca da castanha do caju ,que em contato com a água, elimina as larvas do mosquito da dengue. Esta pesquisa conta com o financiamento do PPSUS por meio da Fundect.

 

De acordo com Alexeia, o trabalho do grupo começou em 2015 quando foram realizados os primeiros experimentos com o líquido extraído durante a torra da castanha do caju. O grupo de pesquisa é formado por alunos de iniciação científica, de mestrado, de doutorado, pós-doutorandos, além de docentes da UFGD, UFMS e da UNIFESP.

 

Segundo o biólogo e pós-doutorando da UFGD, Bruno Amaral Crispim, a ideia é que o composto seja utilizado como um detergente normal nas atividades domésticas, e que indiretamente cumpriria com o objetivo de eliminar as larvas do mosquito Aedes Aegypti.

 

" A partir do óleo da castanha de caju fizemos alterações químicas que tornaram este produto um detergente, que após testes de efeito larvicida, ficou comprovado sua eficácia no combate às larvas do mosquito. Também realizamos testes de efeito ambiental onde verificamos que este produto ao chegar aos rios e córregos apresenta pouca ou nenhuma toxicidade em organismos não alvos tais como algas, peixes e crustáceos.

 

De acordo com Bruno os próximos passos do projeto são testes de segurança para a saúde humana e posteriormente, depois de comprovada a total eficácia do produto, fazer com que as empresas que produzem detergentes "comprem a ideia" e passem a utilizar este composto em seus produtos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vicentina - MS
Atualizado às 09h43
27°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 24°
28°

Sensação

20.4 km/h

Vento

55.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
telefome uteis
dourados agora
anuncie aqui
Municípios
Últimas notícias
donadela
Mais lidas
preto