Sábado, 19 de Junho de 2021 14:43
Educação educação pro ralo

STF considera legal lei que diminuiu salário de professores

A decisão ocorreu em sessão virtual

05/05/2020 10h56
2.228
Por: REDAÇÃO Fonte: Diana Christie/TOPMÍDIANEWS
Projeto foi aprovado com protestos na Assembleia - Crédito: Nathalia Pelzl/Arquivo
Projeto foi aprovado com protestos na Assembleia - Crédito: Nathalia Pelzl/Arquivo

O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou, por unanimidade, os embargos de declaração da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que tentava reverter lei que diminuiu o salário dos professores convocados na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul.

A decisão ocorreu em sessão virtual de 24 a 30 de abril, segundo o site do STF, e foi divulgada ontem (4). A lei mudou o cálculo do salário dos convocados, que passou a ter tabela própria, com redução estimada de 30% no valor antigo, apesar de mantido o piso salarial da categoria.

Em contrapartida, o governo mudou os contratos de seis meses para um ano e passou a pagar o período de férias dos convocados, que ficavam desamparados durante as férias escolares. Houve um processo seletivo para contratação de profissionais sem concurso público.

A Lei ainda criou um “Banco Reserva de Profissionais para a Função Docente Temporária, que será utilizado sempre que o Estado necessitar de um profissional temporário, observada a ordem de classificação do habilitado no referido Banco”. Antes, ao invés de processo seletivo, era realizada análise curricular.

Também houve modificações nas horas-aulas e nas horas-atividades.

 


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vicentina - MS
Atualizado às 15h36 - Fonte: Climatempo
18°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 18°

18° Sensação
13.7 km/h Vento
73.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias